Câmara de deputados de Luxemburgo debate se vacina será obrigatória

Hoje, 19/01/2022 ocorre um debate na Câmara de deputados de Luxemburgo para decidir sobre a obrigatoriedade ou não da vacina do COVID. Semana passada uma banca de especialistas foi convocada pelo governo para dar seu aconselhamento sobre o tema. Na reunião o sugestão foi de que como crianças são pouquíssimo afetadas e que adultos até 50 anos são a minoria dos casos com complicações ou fatais, a recomendação foi tornar obrigatória a vacinação de adultos com mais de 50 anos pois esta é a faixa mais vulnerável da doença.

A Câmara pode acatar este aconselhamento ou muda-lo. A tendência em países europeus é que a obrigação seja ampliada também para os trabalhadores em alguns setores (saúde, educação, policiais, bombeiros, etc).

Geralmente a obrigação, se aprovada, seguirá os demais padrões legais do pais, isto é, se aplicará aos residentes em Luxemburgo apenas.

O assunto é polêmico pois existem defensores dos dois lados. No final de 2021 aconteceram protestos dos que eram contra a obrigatoriedade e chegaram a protestar na frente da casa do primeiro ministro. Nesta semana houve um debate na Câmara de uma petição pública que obteve uma grande quantidade de assinaturas, defendendo também a não obrigatoriedade com a participação inclusive de um ex ganhador de premio nobel, Luc Montaigner.

Apesar da disputa de opiniões, o que deve acontecer é a recomendação dos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *