Visto eletrônico (ETIAS) começa a valer para brasileiros no final de 2022

Atualmente os brasileiros visitando a Europa não precisam de visto prévio. Basta que cumpram os demais requisitos no posto de fronteira para obterem o visto de turista por 90 dias.

A Comissão Europeia, informou que no final de 2022 (provavelmente o último trimestre) deve entrar em operação o ETIAS, (European Travel Information and Authorisation System), o sistema europeu de informações e autorizações de viagem. Ele não será uma obrigação apenas aos brasileiros, mas para TODOS os visitantes da Europa que não precisam de visto prévio para entrada na Europa.

Como funcionará? O registro é feito online e leva aproximadamente 10 minutos. São informados os dados pessoais, informações da viagem, documentos, etc. (inclusive pode ser feito em nome de outros). Entre 18 e 70 anos é cobrada a taxa de 7 (sete) Euros.

Após a checagem de forma eletrônica destes dados nos sistemas da Interpol e outros sistemas internos de segurança o postulante ao visto recebe a confirmação da viagem. (geralmente em minutos chega a resposta). A autorização é válida por 3 anos, ou até a data de validade do passaporte.

O regulador do ETIAS estima que 95% dos pedidos terão aprovação automática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *